Um dos principais desafios encarados pelos bacharéis de direito que vão prestas o Exame da OAB é manter o foco e a produtividade para cobrir tudo o que é exigido no exame.

Que atire a primeira pedra quem nunca deixou para estudar tudo apenas alguns dias antes de uma prova ou quem tem tempo livre, mas não consegue estudar. Na verdade, essas e outras situações semelhantes são bastante comuns.

Por esse motivo, elencamos algumas dicas que vão contribuir para que você se mantenha produtivo e chegue no dia da prova preparado para ser aprovado. Acompanhe.

Valorize o longo prazo

Muitas pessoas acreditam ser mais racionais do que realmente são. No entanto, a verdade é que o cérebro humano simplesmente não está preparado para planejar a longo prazo. Esse é um hábito que se adquire com prática e paciência.

Por que isso acontece? A ciência tem uma explicação: nos primórdios, o ser humano era um caçador e, por isso, seu sistema límbico, responsável pelo instinto era superdesenvolvido. A região do córtex frontal, que é responsável pelo planejamento só começou a se desenvolver milhares de anos depois e, ainda hoje, vive em conflito com o instinto selvagem do homem.

Por esse motivo, nenhum ser humano possui a vontade primária de se sentar e simplesmente estudar por horas. Assim, planejar a longo prazo é uma habilidade que se aprende com o autoconhecimento.

Contudo, a batalha sistema límbico x córtex frontal é constante e cansativa. Por isso, é preciso aprender maneiras de preservar o córtex frontal para que possamos utilizá-lo quando realmente precisarmos dele.

O limite da força de vontade

Lembre-se que a força de vontade do ser humano tem limites e, infelizmente, não dura para sempre. Durante o dia, e sem perceber, vamos gastando nossa força de vontade e, por essa razão, é preciso exercitá-la para que ela aumente.

Conforme esse recurso se torna mais forte, nos sentimos mais confiantes em driblar as distrações e focar no que realmente precisamos naquele momento. Por isso, é importante saber como “gastar” sua força de vontade, pois ela é drenada a cada decisão que tomamos, seja ela qual for. Porém, quanto mais difícil a decisão, mais força de vontade será gasta.

Um dos primeiros passos para “economizar” sua força de vontade é não pensar muito no que não é relevante para a sua vida. Por isso, nas primeiras decisões do dia a dia, tome aquela que lhe vier à cabeça e siga em frente.

Pense que está guardando sua força de vontade para assuntos importantes. Por isso, faça um planejamento de suas tarefas no dia anterior, antes de dormir. Quando acordar com a força de vontade renovada, terá maior facilidade para seguir o que foi planejado.

Um bom exemplo de planejamento é ir ao supermercado com uma lista pronta do que precisa comprar. Assim, você não precisa ficar decidindo na hora o que deve ou não colocar no carrinho.

Esse é o mesmo princípio que deverá utilizar com seus estudos. Para passar no Exame da OAB é preciso disciplina e planejamento. Com o passar do tempo, essas características se tornam hábito e estudar se torna algo produtivo, pois a decisão já está tomada antes mesmo de executar a tarefa, economizando sua força de vontade.

Veja o vídeo abaixo e compreenda como esse sistema funciona.

Quer ser aprovado no exame da OAB? Conheça a melhor e mais eficiente metodologia que vai direcioná-lo à sua aprovação. Aqui suas chances de aprovação são calculadas estatisticamente e você tem a oportunidade de acompanhar o seu progresso todos os dias.

 

O melhor de tudo é que você pode experimentar o nosso método e comprovar sua eficácia sem compromisso. Interessou? Clique aqui e saiba mais.